Coisas que aprendo no Caminho fala de lições do dia a dia. Ensinamentos do Mestre,aprendizados, sonhos, situações e momentos que fazem parte da minha vida. Uma caminhada de reflexão e compartilhamento, onde espero dividir as Coisas que Aprendo no Caminho. (Pr. Welington Alves)







quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

QUEM SÃO OS SANTOS?

Esta é uma pergunta que parece ser fácil de responder. Mas engana-se quem assim pensa, sem antes, parar um pouco para meditar. Sim, isso mesmo, porque nós estamos medindo as coisas de forma errada.
Quantas vezes avaliamos a espiritualidade de uma pessoa pela suas doações financeiras, pela freguência aos cultos; pessoas que cumprem rigorosamente a sua vida devocional,que possuem fervor e entusiasmo emocional em todas as suas perspectivas de comunhão com Deus. E aí concluímos que a verdadeira santidade consiste, essencialmente, neste ardor.
No outro extremo, pensamos que santo é aquela pessoa que procura cumprir a lei. O coração dela brilha com o amor a lei de Deus e acreditam que santidade, essencialmente é, uma questão de cumprir a lei. E aí são meticulosamente honestas nos negócios, cuidadosos na observação de um modelo de liderança em casa, são meticulosamente conscientes em fugir do mal e evitar atividades classificadas como mudanas(fumar,dançar,beber,jogar,maquiar-se,etc). Enfim são meticulosamente insistentes por manter a verdade de Deus e apontar erros e pecados em outras pessoas.
Irmãos, todas estas qualidades merecem nossa verdadeira admiração e aplauso. Mas precisamos olhar para coisas mais fundamentais como a ira, o desdém, a honestidade e em que nível nós estamos entregues à nossa cobiça. Como estão os nossos relacionamentos? Porque podemos observar tudo isso, mas em termos relacionais, corremos o risco de sermos pessoas frias e distantes, que vêem a retidão do livro de regras como a essência da santidade e que se concentram muito mais na retidão formal de conduta do que na proximidade pessoal com Deus ou com o próximo. A retidão é inquestionável mas precisamos nos esforçar por estar ao lado de outras pessoas. Em outras palavras, precisamos ter sucesso na área de relacionamentos. Porque, guardar a lei sem a proximidade relacional com Deus e com o próximo não é algo que tenha semelhança com Cristo, e é uma forma de escapar à santidade em vez de um método de alcançá-la.
Observo muito hoje, pessoas que parecem conhecer muito pouco sobre os relacionamentos humanos. Não se observa nelas paciência, sabedoria ou caridade, pelo menos quando a caridade exige que se mova de palavras para ações. Embora o ardor de seu amor e adoração por Deus seja grande, elas não conseguem cumprir o quesito do amor ao próximo, e às vezes, até do amor pelos seus próprios familiares. O problema com estas pessoas, na minha opinião, não é que elas sejam insinceras,mas que esquecem que a santidade requer que mostremos nosso amor por Deus por meio da qualidade do nosso amor pelos outros.
Que Deus nos ajude a ter amor, como a reação que Cristo teria à malícia dos outros. Alegria, como a reação que Cristo teria às circunstancias de depressão.Paz, como reação que Cristo teria aos problemas, ameaças e convites á ansiedade.Paciência, como reação que Cristo teria a tudo que é insensatez.Benignidade, como a reação que Cristo teria diante de todos que são insensíveis.Bondade, como a reação que Cristo teria para com as pessoas e atitudes más.Fidelidade e mansidão, como a reação que Cristo teria às mentiras e atitudes furiosos; e domínio próprio, como a reação que Cristo teria diante de toda situação que o leva a perder a compostura.
Disse Jesus: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.(S. Mt 22:37-40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário