Coisas que aprendo no Caminho fala de lições do dia a dia. Ensinamentos do Mestre,aprendizados, sonhos, situações e momentos que fazem parte da minha vida. Uma caminhada de reflexão e compartilhamento, onde espero dividir as Coisas que Aprendo no Caminho. (Pr. Welington Alves)







terça-feira, 30 de novembro de 2010

Não sereis como os atores!

Calma. Não se trata de nenhuma crítica a classe artística, mas apenas parafraseei as palavras de Jesus em Mateus 6.5, quando Ele ensina aos seus discípulos como não se deve orar: “Não sereis como os hipócritas”.A palavra hipócrita significa “fingido”. No grego literalmente, significa “ator”, ou seja, aquele que representa. Então Jesus nos chama atenção para que não sejamos como eles que “gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens”(Mt 6.5).
Jesus não está condenando a oração pública. Mas sim a oração ostentosa, ou seja, praticar as devoções particulares no lugar mais público, onde se sabe existir um maior número de pessoas com a intenção de serem vistas e honradas. Os que agem assim já receberam a recompensa, pois já foram vistos e honrados pelos homens.
Para Jesus, o que conta é a disposição íntima do coração. É o coração verdadeiro, humilde e sem máscaras que vale para Deus. Por isso, Ele nos ensina: “Tu, porém quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto”(Mt 6.6).A ênfase principal que Jesus quer dar aqui não é o lugar de oração,e, sim, a atitude de mente que não está interessado em se mostrar publicamente com o fim de demonstrar prestígio. Portanto, os discípulos de Jesus não deveriam orar como a maioria dos judeus de sua época - de maneira ostentosa e indiscreta.
Em meio a este mundo megalomaníaco por aparência, sucesso e cheio de falsidade, o verdadeiro discípulo deve buscar a sinceridade e humildade na oração.
Deus nos ajude a sermos simples em nossas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário